Medidas Vida Ativa


A medida Vida Ativa tem como objetivo primordial a integração de adultos desempregados no mercado de trabalho, dando resposta às necessidades das entidades empregadoras. Assim sendo, é formada por um percurso teórico que pode ter uma duração de entre 25 a 300 horas, constituído por Unidades de Formação de Curta Duração, e um percurso de Formação Prática em Contexto de Trabalho, com a duração de 3 a 6 meses.

Os destinatários desta medida são desempregados inscritos no Centro de Emprego, sendo que serão prioritários os seguintes casos: desempregados inscritos há mais de seis meses, pessoas sem o 9º ano de escolaridade, pessoas sem uma qualificação profissional ou com uma qualificação desajustada face ao mercado de trabalho, pessoas que integrem agregados familiares em que ambos os membros se encontrem desempregados e membros de agregados monoparentais.

A Penafiel Activa, EM já dinamizou 6 percursos formativos, sendo que cada um integrou 20 formandos. Os percursos foram desenvolvidos nas áreas de Hotelaria e Restauração, Trabalho Social e Orientação e Turismo e Lazer.